Conhecer e respeitar as normas ABNT para construção civil é essencial para garantir a qualidade e segurança de uma obra.

O âmbito de atuação da ABNT na área da Engemharia, abrange a normatização no campo da construção civil, no que concerne a edificações, compreendendo a terminologia, projeto de estruturas independente do material da construção, organização de informações de projeto e construção e requisitos geométricos gerais para construção e elementos construtivos.

Inclui a coordenação modular e seus princípios básicos como regras gerais para juntas, limites e tolerâncias, e outros requisitos de desempenho de construção e sistemas construtivos incluindo a coordenação destes com os requisitos de desempenho.

Cita também o projeto de ambiente interno de novos edifícios e modernização dos já existentes, visando a sustentabilidade e incluindo a conservação de energia e eficiência energética.

Inclui fatores térmicos, acústicos, visuais e a qualidade do ar, visando a segurança dos trabalhadores, gerenciamento e custos da construção, incluindo estudos de viabilidade, orçamentos e organização do empreendimento.

Trata da contratação, recebimento de obras e serviços, manutenção de edificações incluindo elaboração de manuais de uso e avaliação pós-ocupação.