Conhecido também como telhado verde, o Ecotelhado consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para cobrir a laje de uma edificação.

Funciona como isolante térmico e absorve cerca de 30% da água da chuva, reduzindo a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto, agindo também, como purificador do ar urbano.

É instalado em telhados convencionais e lajes, com camadas de impermeabilização e de drenagem, que recebem o solo e a vegetação indicada para o projeto.

O telhado verde é constituído basicamente, de sete camadas diferentes, e cada uma delas possui uma função, mantendo assim a vida da terra e das plantas.

É utilizada a base do próprio telhado para aplicar as próximas camadas, começando por uma membrana à prova d’água, que é colocada para que toda a região do teto fique protegida contra a umidade, e depois aplicada uma barreira contra as raízes das plantas, para não afetar o telhado.

Acima da placa contensora, é adicionada a camada do sistema de drenagem da água, depois um material permeável que permite a colocação da terra, e vai absorver a água da chuva que cai na primeira camada.

Esse tipo de projeto de telhado verde envolve o cuidado com as plantas, que devem ser podadas e bem cuidadas, pois como os outros materiais não estão expostos diretamente ao clima, não exigem cuidado e manutenção.