O conceito de Empreendedorismo foi utilizado inicialmente em 1950 pelo economista Joseph Schumpeter, e está diretamente associado à inovação.

É o processo da iniciativa de implementar novos negócios, agregar valor e saber identificar oportunidades ou mudanças em empresas ou negócios já existentes, seja ele técnico, científico ou empresarial.

Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe, são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo.

Um empreendedor é o indivíduo que não espera as coisas acontecerem, faz as coisas acontecerem com boas idéias e sabe como implementá-las de forma a alcançar seus objetivos.

Quem empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe.

Está fortemente relacionado com inovação e geração de lucro para uma organização, através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização, etc.

Acreditar em si mesmo, ser motivado, convicto e entusiasmado são características essenciais para que a pessoa se torne um empreendedor de sucesso, não desistindo facilmente, superando desafios e sendo perseverante.