Promova Sustentabilidade - Innova Engenharia Piracicaba
 
A sustentabilidade na construção civil, é um tema cada vez mais difundido, devido à grande quantidade de resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima.
 
Abrangendo o consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil, quando bem observado, traz uma série de vantagens aos construtores.
 
Mais do que dar atenção especial aos aspectos sociais e ambientais que envolvem a obra, ser sustentável é também garantir a sua viabilidade econômica. Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais, e encontrar novas formas de geração de energia, são atitudes que diminuem os impactos da construção. 
 
Os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil, são:
 
  • Redução de gastos, que se dá pela mencionada otimização dos processos;
  • Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
  • Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis, relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
  • Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;
  • Melhor argumento de vendas, pois o conceito de sustentabilidade, é cada vez mais valorizado no ambiente contemporâneo.
Ao aderir a essas práticas, a sua empresa será capaz de gastar menos em suas atividades, e ainda elevará a sua imagem perante o mercado. 
 
1) Aposte no conceito de Green Buildings
 
Definido como Edifício Verde ou Construção Sustentável, o Green Building é um espaço que deve utilizar processos de sustentabilidade na construção civil em toda a sua concepção, construção e operação, gerando benefícios econômicos e à saúde.
 
O impacto gerado para a natureza e as comunidades ao seu redor, é mínimo, e a economia de recursos, como água e energia elétrica, é enorme. 
 
2) Realize o gerenciamento adequado dos resíduos
 
A fim de diminuir os impactos produzidos durante a realização de uma obra, qualquer gestor preocupado com a sustentabilidade na construção civil, deve garantir um gerenciamento eficiente de resíduos.
 
Em uma pequena construção, a utilização de caçambas é um excelente meio de armazenar todos os tipos de materiais sólidos inutilizáveis. Devem ser levados para locais de triagem, ou seguir para aterros adequados ao fim da obra. No caso de grandes projetos, as construtoras devem investir em programas de gestão ambiental, visando a separação de resíduos desde o início até o término da edificação.
 
3) Invista em novas tecnologias
 
O gerenciamento correto do canteiro de obras, pode ser otimizado com o auxílio de softwares. Eles não apenas contribuem para a sustentabilidade na construção civil, reduzindo o número de papéis por exemplo, mas também diminuem o custo final das edificações.
 
Atualmente, há diversos softwares para smartphones e tablets, que auxiliam na elaboração de projetos e no acompanhamento das obras, tornando mais fácil e assertivo o cálculo da quantidade de materiais usados.
 
4) Certifique a construtora sobre as normas reguladoras
 
As empresas que aderem a um padrão de excelência capaz de atestar a máxima qualidade de suas atividades, podem se submeter à diferentes processos de certificação, que avaliam o seu desempenho com base em normas específicas para cada setor.
 
A norma de desempenho NBR 15575, merece uma menção especial, pois é cada vez mais relevante no mercado construtivo nacional, e diz respeito à pontos fundamentais de uma construção, tais como as características geomorfológicas do lugar, as condições de agressividade ao ambiente, a necessidade de interações com construções próximas para a diminuição de impactos, o controle de resíduos, o uso de recursos, entre outros.
 
5) Evite o consumo excessivo de energia
 
Diminuir o consumo de energia é indispensável para a redução de danos ao meio ambiente. Sendo assim, ainda na fase de planejamento, é fundamental considerar as práticas simples para a sustentabilidade na construção civil, como o uso de recursos para iluminação e ventilação naturais.
 
Para isso, é necessário avaliar minuciosamente a incidência de sol e de vento no local, os melhores meios de transparecer a luz durante o dia, e a circulação do vento no ambiente.
 
Uma construção consciente e sustentável, além de evitar todos os prejuízos que uma obra normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final do projeto, e até o seu tempo de conclusão. 
 
Fonte: Mobuss